Impressora 3D produzirá carne saudável

Publicado: 09/11/2012 por Eluan em Engenharias, Notícias
Tags:

 

As fazendas de gados estão com os dias contados. Pelo menos para Andras Forgacs, o CEO da Modern Meadow. Ele trabalha no desenvolvimento de uma impressora diferente: que, ao invés de imprimir, vai usar uma tecnologia 3D para produzir carnes. “Com muitas proteínas, inclusive”, diz.

 

Forgacs captou 350 mil dólares para desenvolver uma impressora 3D capaz de criar carne artificial a partir de células animais. O dinheiro do investimento vem da Thiel Foundation, empresa do multimilionário Peter Thiel, cofundador do sistema de pagamentos online PayPal.

 

O projeto ainda não tem data de lançamento. Mas quando sair, acredita Forgacs, as pessoas poderão usá-la para imprimir filés de desenho. Primeiro, a carne tomaria forma na tela de um computador. Depois, passaria ao mundo real com a aplicação de proteínas em estruturas de tecidos animais na própria impressora.

 

Quando nasceu a Modern Meadow? A startup foi fundada na primavera de 2011. Estamos nesse novo projeto há aproximadamente um ano, mas os membros da nossa equipe já trabalham juntos há quase 10 anos. Por exemplo, os nossos cientistas inventaram a bioimpressão. Foi quando eu e meu irmão cientista Gabor Forgacs fundamos a primeira startup, a Organovo, para comercializar essa nova tecnologia para a medicina.

 

Como os recursos da bioimpressão podem ajudar no desenvolvimento da impressora 3D de carne? Nossa equipe inventou a bioimpressão em 3D. Por isso, sabemos seus pontos fortes e também suas limitações. Sabemos que ela funciona muito bem em pequena escala, mas sua produção não foi testada em larga escala ainda. Por isso, fazemos vários testes simultaneamente para melhorar a bioimpressão e construir uma impressora 3D de carne que possa alcançar muita gente pelo mundo.

 

A impressão 3D de carne é o principal projeto de vocês? O nosso foco é a aplicação de métodos de engenharia de tecidos para desenvolver novos biomateriais – couro e carne são apenas exemplos. Embora já tenhamos demonstrado a viabilidade de impressão 3D de carne em pequena escala, o nosso primeiro produto comercial vai ser o couro.

 

Quando a impressão de carne em 3D será comercializada? Isso vai demorar muito mais tempo para acontecer do que a impressão de couro por várias razões. A primeira delas é porque o couro (pele) é tecnicamente mais simples para reproduzir do que a carne, que é um músculo. Os obstáculos para regularizar a impressão 3D de couro também são bem menores do que a carne. Além disso, o consumidor irá aceitar com mais rapidez comprar o couro do que comer uma carne produzida por impressão.

 

Que recursos exatamente a impressão de carne em 3D exige? Essa é uma pergunta difícil de responder porque são muitos detalhes. Mas, basicamente, a impressão de carne em 3D requer técnicas de cultura de células (que estão sendo desenvolvidas), biomontagem (baseada em métodos de engenharia de tecidos), além da maturação dos tecidos em biorreatores.

 

O que falta para finalizar a impressora 3D de carne? Falta muito. Ainda estamos na fase de desenvolvimento do protótipo. Nosso foco é, durante o próximo ano, testar a tecnologia para depois produzi-la em escala. O nosso foco é principalmente o couro, mas também iremos desenvolver a carne em um horizonte distante.

 

O produto da impressora 3D fornecerá as mesmas proteínas da carne animal? Esperamos que sim. Na verdade, a ideia de que as pessoas possam imprimir a própria carne também daria o poder de controlar a composição do produto. Nós poderíamos colocar ainda mais ferro, vitaminas, ômega-3 os ácidos graxos no alimento, por exemplo. Mas a composição nutricional da carne de cultura é algo que ainda vamos estudar de perto.

 

 

Fonte:  info.abril.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s