Háptica Surround garante calafrios na espinha

Publicado: 15/09/2011 por ॐ MZ.. em Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Notícias
Tags:,

Háptica vibrante

O nome da nova tecnologia é háptica surround.

Muito além de qualquer console comercial, o conceito usa fenômenos conhecidos como sensações fantasmas e ilusões táteis para literalmente enviar calafrios pela sua espinha.

A háptica surround permite que jogadores de videogames, ou meros espectadores de um filme, sintam uma grande variedade de sensações, que vão da leveza do toque de um dedo até o impacto da colisão de um carro – sem risco de ferimentos.

Desenvolvido em conjunto por pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon e da Disney Research, o primeiro protótipo foi demonstrado durante a SIGGRAPH 2011, realizada no Canadá, incorporada a um jogo de corrida de carros.

Além das cadeiras

Os jogadores sentam-se em uma cadeira repleta de pequenos atuadores vibratórios que permitem que o usuário sinta a aceleração e a frenagem, as imperfeições do terreno, os objetos sendo atirados contra o carro, as derrapagens e até um tranco quando o carro bate.

Seus criadores afirmam que a tecnologia pode ir além das cadeiras.

“Embora somente tenhamos implementado a háptica surround em uma cadeira para jogos até agora, a tecnologia pode facilmente ser incorporada em roupas, luvas, equipamentos esportivos e dispositivos portáteis,” garante Ivan Poupyrev, que inventou a tecnologia juntamente com seu colega Ali Israr.

Atuadores virtuais

A chave para o controle das vibrações está no algoritmo que controla o funcionamento dos atuadores vibratórios para criar “atuadores virtuais” dentro de uma matriz de equipamentos reais.

Um atuador virtual pode ser criado entre quaisquer dois atuadores físicos: o usuário tem a ilusão de sentir apenas o atuador virtual.

Dessa forma, os usuários não sentem uma tremedeira geral ou o “tuc-tuc” típico dos equipamentos hápticos, mas movimentos contínuos e discretos, permitindo uma “resolução” suficiente para simular o toque de um dedo.

Os atuadores virtuais representam uma abordagem inovadora para a implementação das chamadas sensações fantasmas, um fenômeno conhecido há mais de 50 anos, mas cujo controle mecânico preciso ainda não é bem compreendido.

Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s