Os 4 profissionais de TI mais demandados por grandes empresas no País

Publicado: 01/06/2011 por Eluan em Engenharia da Computação, Engenharias, Geral, Notícias
Tags:

Um levantamento informal realizado pela consultoria em recursos humanos Desix – especializada em recrutamento, seleção e retenção dos profissionais de TI – aponta que, hoje, as grandes empresas instaladas no Brasil têm demandado, com mais frequência, quatro perfis específicos de pessoas para integrar a equipe de tecnologia. Os cargos mais procurados hoje são arquiteto SOA, arquiteto de mobilidade, gerente de segurança da informação e gerente de projetos.

“A demanda reflete o movimento do próprio mercado”, considera o diretor operacional da Desix, André Assef. Ele cita que os acordos de fusão e aquisição das empresas, assim como a necessidade de ter serviços e sistemas em múltiplas plataformas justificam esse cenário.

Só no caso da Desix, Assef relata que, hoje, a consultoria tem em mãos cerca de 30 vagas em aberto para profissionais com perfis relacionados a essas áreas mais demandadas pelas grandes corporações. “Mas temos muita dificuldade de encontrar bons profissionais para preenchê-las”, ressalta.

Ele conta que as principais dificuldades em relação ao perfil dos candidatos está em achar profissionais com as qualificações técnicas necesssárias, que entendam de negócios e que tenham conhecimento de línguas estrangeiras.

Assef aponta ainda que o próprio cenário da educação em TI no Brasil não favorece a formação da mão de obra. “Por um lado, existe uma queda na procura por cursos relacionados à tecnologia. Além disso, a formação oferecida por algumas faculdades deixa a desejar”, considera o especialista. Se não bastasse isso, ele conta que muitos dos bons profissionais disponíveis no mercado brasileiro têm optado por uma carreira internacional, o que reduz ainda mais a oferta de pessoas qualificadas no País.

Quanto às exigências para ocupar as vagas de TI demandadas por grandes empresas, o diretor operacional cita que, em todos os casos, as organizações exigem, no mínimo, a formação universitária, conhecimento de língua estrangeira e conhecimentos técnicos. A seguir, visualize as competências específicas para cada uma das quatro vagas citadas pela Desix:

Arquiteto SOA

Competências desejadas: Conhecimento profundo em soluções SOA (arquitetura orientada a serviços) e visão de diversas tecnologias, como Java, Oracle, Integração, Weblogic, SAP, BI, cliente-servidor, sistemas distribuídos baseados em internet, metodologias de desenvolvimento, controle de qualidade e práticas de performance.

Arquiteto de mobilidade

Competências desejadas: conhecimento e experiência em integração de aplicações corporativas com dispositivos móveis (Apple iOS, Symbian, Windows Mobile, Blackberry e Android).

Gerente de Segurança da Informação

Competências desejadas: Entendimento dos Padrões e Normativas ISO/IEC 27001, 27002, 27005, ISO Guide 73, Nist 800-30, Sarbanes Oxley (SOX), Cobit e ITIL.

Gerentes de Projetos
Competências desejadas: Certificação PMP

Fonte: olhardigital.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s