O que é proxy? Descubra o significado desse termo

Publicado: 25/05/2011 por ॐ MZ.. em Engenharia da Computação, Notícias
Tags:, , , , , ,

A definição que alguns dicionários de tradução do inglês para o português dão para a palavra proxy é que o termo significa algo como procurador. Ou seja, o significado de proxy em português seria substituto, representante.

E essa definição tem bastante a ver com o que ‘proxy‘ significa no mundo da informática. Você provavelmente já deve ter lido ou ouvido falar nesse nome. E muitas pessoas não sabem o que é proxy. Nesse artigo você terá algumas explicações sobre ao que esse termo se refere e também sua ligação com outras palavras.

Afinal, o que é proxy?

Proxy é o termo utilizado para definir os intermediários entre o usuário e seu servidor. Mas como assim servidor? Em linhas gerais, todos os dados que você deseja acessar na internet são disponibilizados por um servidor.

Logo, o servidor proxy atende seus pedidos e repassa os dados do usuário à frente.

O caminho seria: um cliente conecta-se a um servidor proxy, requisita algum serviço e cabe ao proxy enviar a solicitação do endereço local para o servidor, traduzindo e repassando o seu pedido para o seu  PC.

Essa solicitação pode ser algo como um arquivo, um site na web, ou qualquer outro recurso disponível em outro outro servidor. E esse endereço local da sua máquina não pode ser acessado por qualquer rede externa.

Por isso o proxy é importante. Porque é ele que conecta o seu computador a uma rede externa como a internet. E o sentido de representação é esse. O proxy representa a ‘identidade do seu PC’ no servidor de destino da sua solicitação.

Para burlar bloqueio

Você já deve ter lido o nome proxy em lugares que ensinam como acessar sites ou messengers em lugares onde eles são bloqueados. Como por exemplo nas nossas matérias sobre o YouTube e o MSN bloqueados.

Isso porque existem web proxies. O que esses tipos de proxies fazem é esconder o endereço do seu computador. Essa representação oculta é que permite os usuários navegarem anonimamente.

Na prática, você acessa um site que desvia o caminho convencional de solicitação e engana o bloqueio. Você só informa o site quer visitar e o web proxy redireciona. Existem diversas opções de web proxies disponíveis.

Firewall e proxy

Proxies, de uma maneira geral, funcionam como firewall e filtro de conteúdo. Já que de certa forma eles são um mecanismo de segurança para proteger a identificação da sua máquina por qualquer servidor.

Se pessoas mal intencionadas conseguirem o endereço do seu computador (IP) o seu PC pode ser invadido ou então outra pessoa pode navegar usando o seu endereço. Conexões abertas de proxy (open proxy) podem facilitar o acesso a sua máquina. Isso é perigoso porque você pode ter sua senha de banco roubada ou sofrer outros tipos de fraudes.

Melhorar o desempenho

Em alguns casos, os proxies ajudam na aceleração do acesso à internet. Isso é possível porque seu registro da página acessada fica guardado na sua cache. Nas próximas vezes que você acessar novamente aquela página, não será mais necessário “se apresentar”.

Isto é, com o registro gravado, o acesso seguinte fica mais rápido porque não será necessário refazer o primeiro reconhecimento do destino.

http://www.techtudo.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s