O ar virou uma tela sensível ao toque

Publicado: 14/05/2011 por ॐ MZ.. em Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharias
Tags:, , ,

Uma moldura vazia, com literalmente um buraco no meio, é a nova invenção da Universidade Texas A&M que permite transformar quase qualquer tela em um monitor sensível ao toque.

Mais do que isso, a invenção do Interface Ecology Lab, batizada de ZeroTouch, permite interação sem toque: você movimenta o “ar” e seus gestos são traduzidos em ações.

O nome, que pode ser traduzido como “Zero Toque”, é bastante apropriado. Sensores infravermelhos e LEDs são usados para criar uma série de feixes de luz invisíveis que cruzam de um lado ao outro da moldura.

Quando esses feixes são interrompidos, o programa entende que algo tocou o espaço, e interpreta o gesto. Com o dispositivo, é possível por exemplo controlar uma série de equipamentos utilizando comente o movimento das mãos – sem a necessidade de pressão sob uma superfície.

A “moldura” também pode ser presa e programada em outros equipamentos, transformando monitores comuns em dispositivos com tela sensível ao toque.

A novidade na área de tecnologias óptica está sendo apresentada esta semana durante a Conference on Human Factors in Computing Systems 2011. Segundo seus criadores, ela possui maior precisão do que o sistema similar de sensor de movimentos do Kinect, da Microsoft.

info.abril.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s