Nasa mostra campo magnético da Terra

Publicado: 29/04/2011 por ॐ MZ.. em Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharias, Notícias
Tags:, ,

A magnetosfera, como é chamado o campo magnético ao redor da Terra, aparece nesta ilustração da Nasa da maneira como seria vista do espaço.

As linhas laranjas e azuis mostram a polaridade oposta entre os campos magnéticos norte e sul. Elas são invisíveis, mas podem ser detectadas por sensores que contam partículas atômicas (prótons e elétrons carregados que se movem no espaço ao redor do planeta).

Como mostra a ilustração, a magnetosfera não é simétrica – ela se alonga na sombra da Terra, a face do planeta que não é voltada para o Sol. Isso ocorre justamente pelo vento solar: partículas que fluem da estrela e carregam seu próprio campo magnético.

Essa visão conceitual do campo é baseada em observações científicas, e estudá-lo é parte importante da compreensão do funcionamento do planeta. Isso porque, assim como a camada de Ozônio, a magnetosfera .é fundamental para a vida. Ela nos protege da maior parte da radiação e plasma do Sol, sendo constantemente bombardeado pelas emissões do astro.

A radiação solar é tão poderosa que e pode ocasionar correntes elétricas ao redor da Terra. Estas podem interferir com transmissões de rádio e afetar satélites. São elas também que produzem as belas auroras boreais.
Fonte:http://info.abril.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s