Será que o iPhone é um produto ´verde´?

A equipe do site Geekaphone criou um infográfico que mostra se o iPhone, um dos smartphones mais populares do mundo, é sustentável ou não. A pesquisa leva em conta todo o processo de produção do aparelho, desde sua fabricação até o momento em que o usuário joga o celular fora.

Pelo resultado, é possível ver que o iPhone não é nem dos celulares mais limpos nem dos mais agressivos disponíveis no mercado. Um dos fatos que mais contou pontos positivos para o iPhone foi o programa de reciclagem gratuito que a Apple disponibiliza para seus usuários e dos carregadores do aparelho, que ultrapassam os padrões mundiais de eficiência energética.

Por outro lado, o aparelho foi criticado pela poluição que gera durante sua fabricação. De acordo com a pesquisa, 2,35 billhões de quilos de gás carbônico (CO²) foram liberados na atmosfera pela produção e uso do iPhone apenas em 2010. Além disso, menos de 10% dos dispositivos são reciclados após o uso. Outro ponto de preocupação foi o fato de que versões originais do iPhone continham substâncias químicas tóxicas, como o PVC e Bromo.

Veja o infográfico abaixo:

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br

Deixe um comentário