Brasil tem 85 milhões de computadores, 4 a cada 9 habitantes

Publicado: 20/04/2011 por Eluan em Notícias
Tags:, , , , ,

pc
De acordo com estudo da FGV, penetração de computadores no mercado é de 44%.

A 22º pesquisa Anual da Fundação Getúlio Vargas – Escola de Administração de empresas de São Paulo (FGV) identificou que o Brasil tem 85 milhões de computador em uso, ou quatro computadores para cada nove habitantes. Os números referem-se à base ativa, que inclui mercado consumidor e corporativo. Pela pesquisa, 3,4% dos computadores de todo o mundo estão no Brasil.

Considerando somente as empresas, o custo anual por teclado nas empresas atingiu 20 mil dólares, valor que engloba todos os investimentos em tecnologia das empresas dividido pelo número de equipamentos.

Quanto aos investimentos em TI, as empresas gastaram 6,7% do seu faturamento líquido na área em 2010. O valor dobrou nos últimos 14 anos, com taxa média de crescimento ao ano de 8% desde 1990, quando a pesquisa foi realizada pela primeira vez. O professor titular de tecnologia da FGV e responsável pelo estudo, Fernando Meirelles, não faz projeções para os próximos anos, mas afirma que o crescimento desse número depende intimamente do bom desempenho da economia.

O mercado de sistemas operacionais segue sem grande variação em relação a anos anteriores. Nos computadores clientes, o Windows tem 97% do mercado. No de servidores, o Windows tem 67%, o Linux tem 20% e o Unix, 12%. “O sistema Linux teve grande escalada na penetração no mercado de servidores, mas está estacionado desde 2007. O Windows também apresenta estabilidade no mercado”, afirma Meireles.

Apesar de a Microsoft ter mantido uma posição privilegiada, Meirelles acredita que os próximos estudos devem apresentar uma ruptura no mercado de sistemas operacionais. “A missão da companhia, de manter o domínio de software em todas as áreas do mercado, é impossível. Assim como é impossível se eternizar na condição de padrão de interface.”

Outros números
A Microsoft também mostra manutenção do domínio no mercado de suítes de produtividade, com 92% de penetração de seu Office. As distribuições gratuitas de Office e outras variantes, como o Google Docs, ocupam 7% do mercado.

No mercado de correio eletrônico, a Microsoft tem 73% de participação, posição que não variou em relação a anos anteriores, o Lotus tem 14% do mercado, sistemas baseados em Linux têm 5% e o Gmail, que pela primeira vez aparece fora da categoria “Outros”, atingiu 5%, em uma forte tendência de crescimento.

Fonte: http://computerworld.uol.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s