FRIDA, um robô conceitual para fábricas

Publicado: 18/04/2011 por ॐ MZ.. em Engenharia Mecânica, Notícias
Tags:, ,

A mecanização das linhas de montagem chegou num nível em que muita coisa é feita automaticamente. Os humanos são necessários, mas em menor quantidade do que em algumas décadas passadas. E esse número tende a ficar ainda menor com a chegada da FRIDA, um robô pensado especialmente para o ambiente fabril.

Pena que, por enquanto, não deixa de ser apenas um conceito. Ou seja, a ideia por trás do produto já existe, mas ele ainda não entrou em produção. O robô é considerado ligeiramente humanoide, já que apresenta braços similares aos dos humanos. No entanto, fica preso a uma base estável, sem poder se mexer nem se locomover.

Embora tenha um formato similar ao do corpo humano, FRIDA não está sendo pensada para substituir todos os trabalhadores de fábricas. Em vez disso,a ideia da ABB, a empresa por trás desse gadget vitaminado, é que o robô trabalhe ao lado de humanos.
Os protótipos de FRIDA estão sendo testados em programas piloto, mas sem qualquer cronograma de quando o robô será comercializado no mercado mundial de bens de capital. Com tecnologia de identificação de elementos e facilidade para manusear itens muito pequenos, FRIDA poderia ser usada em praticamente qualquer indústria.
Fonte: http://www.techtudo.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s